2 de julho de 2010

Aplicação da cera no batik (parte 1)

Passamos agora a aplicação da cera no batik.
Depois que tiver preparado o esboço, estique o tecido na moldura e prenda-o com tachinhas. Coloque, embaixo do tecido, um livro ou outro objeto que sirva de apoio e facilite seu trabalho. Prepare o local de trabalho e leve a mistura de cera e parafina ao fogo para derretê-la.
Cuidado: a cera, quando aquecida, torna-se inflamável. Por isso, não coloque a vasilha com a mistura diretamente no fogo. Providencie uma panela maior e despeje nela um pouco de água, até atingir 2,5cm de altura, aproximadamente. Com a água ainda fria, deposite a vasilha com a mistura no interior da outra. À medida que mexe a mistura, coloque mais água no interior da panela maior, a fim de que a cera não atinja uma temperatura em que comece a se queimar.
Quando o líquido começar a borbulhar suavemente, esparrame uma porção num pedaço de tecido. Segure-o contra a luz: se a cera parecer brilhante e molhada, ela já está pronta para ser usada. Ao contrário, se apresentar uma aparência opaca e esbranquiçada, é porque não penetrou no tecido, e você precisa então derretê-la um pouco mais.
Quando for desenhar com a cera, evite deixar respingos sobre o tecido, pois eles provocam pequenas manchas que aparecerão no tingimento.
Fonte: Boa Idéia - Tintas e Corantes / Círculo do Livro


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...