1 de setembro de 2011

Lixando, batendo, pregando

Por se tratar de uma atividade prática em arte-educação que exige materiais como prego, martelo e lixa o professor deverá avaliar com cautela a possibilidade ou não de aplicação da técnica.

Silhueta com pregos
. Para crianças de 9 a 13 anos
Objetivos
. Desenvolver a criatividade; coordenação motora; treinar a manipulação de ferramentas (oportunidade de exercitar os músculos); gosto e interesse pela arte; senso estético; funciona ainda como válvula para descarga da agressividade contida e como exercício disciplinar dos movimentos.
Materias
. Madeira de qualquer tamanho ou forma; pregos (se possível de medidas diversas); martelo; lixa; tinta.
Desenvolvimento
. Como primeiro passo, a criança lixa muito bem a madeira que vai usar. Em seguida, valendo-se de suas experiências anteiores com desenho e pintura, traça a lápis, na madeira, a figura que deseja reproduzir. E começa a pregar um prego bem ao lado do outro, recobrindo todos os traços do desenho. No começo as tentativas se reduzem ao contorno dos objetos, mas depois as crianças conseguirão obter efeitos de relevo (usando pregos de diferentes tamanhos). As mais hábeis chegarão a produzir figuras requintadas, utilizando os pregos não apenas como contorno mas também para criar formas e efeitos variados. Terminando o trabalho, a gosto da criança, ele poderá ser envernizado ou pintado, unindo dessa maneira, as técnicas de pintura e de trabalho artesanal.


Fonte: Nossas Crianças - Abril Cultura


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...