15 de agosto de 2010

Atividades artísticas com crianças

Maria Heloísa C. de T. Ferraz e Maria F. de Rezende e Fusari abordam no livro Metodologia do Ensino de Arte como deve ser as atividades artísticas com crianças:
De maneira geral, para crianças pequenas, o fazer e a apreciação em cada uma das linguagens artísticas devem estar ligados a atividades lúdicas. Experienciando ludicamente a observação e o contato com as formas e diversos materias artísticos as crianças se expressam, ao mesmo tempo que desenvolvem suas potencialidades estéticas.
As crianças menores gostam de jogos e atividades artísticas envolvendo-se de maneira viva e criativa. Quanto menores, mais curtas e simples deverão ser as atividades do fazer artístico: amassar e modelar barro, pintar com pincel ou com as mãos, rasgar e colar papéis, produzir sons com instrumentos do cotidiano ou musicais, cantar e dançar pequenas canções, dramatizar historietas com objetos, fantoches, bonecos etc. À medida que crescem, as crianças apresentam maiores possibilidades de atuação e se tornam mais conscientes de seus próprios trabalhos artísticos e dos das outras pessoas, e podem ser conduzidas, por meio de conversações e atividades instigantes, a tecer paralelos e comparações significativas entre seu trabalho e a produção artística de outras crianças, ou mesmo da produção de arte adulta (brasileira ou estrangeira).
Mas isto tem de ser feito com fundamentação artística e muita cautela. Para que as ações não limitem a inventividade, a imaginação sensível, nem as levem à realização mecânica de cópias de trabalhos artísticos sem marcas expressivas pessoais, torna-se necessário uma sistematização da forma estética, através da qual as crianças irão gradativamente, estabelecendo conceitos em arte. 


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