8 de agosto de 2010

Atividades Lúdicas


Fonte da imagem:

Um brinquedo é um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer , e geralmente associada a crianças, também usada por vezes para descrever objetos com a mesma finalidade, voltada para adultos. Na pedagogia, um brinquedo é qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar. Alguns brinquedos permitem às crianças divertirem-se enquanto, ao mesmo tempo, as ensinam sobre um dado assunto. Brinquedos muitas vezes ajudam no desenvolvimento da vida social da criança, especialmente aquelas usadas em jogos cooperativos.
Os brinquedos são de vital importância para o desenvolvimento e a educação da criança, por propiciar o desenvolvimento simbólico, estimular a sua imaginação, a sua capacidade de raciocínio e a sua auto-estima. Podem ser utilizados em tratamento psicoterapêutico na Ludoterapia, com crianças com problemas emocionais causados por fatores variados, ou que apresentam distúrbios de comportamento ou baixo rendimento escolar.
O ato de brincar em si, geralmente não exige um brinquedo, que seja um objeto tangível, pode acontecer como jogos simbólicos (faz-de-conta).
Algumas brincadeiras populares:
. Amarelinha
. Brincadeira de roda
. Cabra-cega
. Chicote-queimado
. Esconde-esconde
. Mímica
. Pega-pega
. Queimada
Uma das versões do riscado da Amarelinha

Artistas da mímica
Proporcione momentos lúdicos nas aulas de arte. Além das brincadeiras populares tradicionais permita que os alunos participem dando sugestões e trazendo da sua vivência outras atividades do seu cotidiano.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...