27 de setembro de 2010

Carvão (1ª parte)

O carvão, o mais antigo medium para desenho, é frequentemente considerado incômodo e impreciso demais para o uso em qualquer coisa além de simples esboços preliminares. Na verdade, porém, ele permite resultados muito expressivos e pode adaptar-se bem tanto a trabalhos grandes como aos de pequeno porte.
Características mais importantes do carvão:
Ele não adere à superfície do papel, o que possibilita mudar os desenhos à vontade. Você pode facilmente apagar os erros, manchar ou esfumar áreas para produzir sombras fortes, ou então determinar as partes iluminadas com uma borracha limpa-tipos. Todas as variedades de carvão exploram essa carcterística em maior ou menor grau.
Tipos de carvão:
O carvão pode ser encontrado em bastões naturais ou compridos, em forma de lápis, ou em pó. Assim como os lápis de grafite, ele também tem uma gradação que vai de duro até macio.
Tipos mais comuns:
É o carvão em bastão, feito de galhos (de parreira ou salgueiro) submetidos a altas temperaturas, até ficarem uniformemente carbonizados. É encontrado em bastões de 15 cm de comprimento, com espessuras e graus de dureza variados. Bastões mais finos prestam-se bem para esboços preliminares e trabalhos detalhados ou delicados. Os mais grossos, com diâmetro de até 6 mm, são melhores para cobrir rapidamente grandes áreas com traços fortes, vibrantes.

Fonte: Curso de Desenho e Pintura / Ed. Globo


Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Oi Alessandra,
    Postei a minha linda bandeja de pinguim no meu blog.
    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...