3 de outubro de 2010

Carvão (2ª parte)

Dando continuidade ao tema carvão, abordo nesse post critérios para escolher o grau de dureza do carvão em bastão, o carvão comprimido e as características dos lápis de carvão.
Critérios para escolher o grau de dureza do carvão em bastão:
Quanto mais macio o carvão, mais ele se desfaz em pó e com menos facilidade adere ao papel. Portanto, o carvão macio é uma boa escolha se você quer esfumar ou mudar seu desenho, a fim de criar efeitos mais amplos. Mas ele suja mais; use-o com cuidado e aplique fixador em spray quando o trabalho estiver pronto. O carvão macio produz uma marca negra mais intensa, enquanto os bastões mais duros são bons para os tons de cinza intermediários.
Carvão comprimido:
São barras de carvão em pó combinado com aglutinante. Trata-se de um tipo mais forte que o comum em bastão, e portanto mais difícil de quebrar, mas você não pode apagar os erros com tanta facilidade. Usada de lado, a barra de carvão comprimida é especialmente útil para preencher grandes áres de tom.
Características dos lápis de carvão:
Eles são feitos de finos bastões de carvão comprimido, envoltos em madeira. Sua grande vantagem é que são mais fáceis de controlar que o carvão em bastão. Produzem linhas e traços firmes, e sua ponta fina e fácil de apontar torna-os ideais para desenhos detalhados ou muito pequenos. Entretanto, seu envoltório impede que sejam usados para traços largos, e você não pode misturá-los com muita facilidade.
Os lápis de carvão são também qualificados pela sua dureza. Os macios contêm mais aglutinantes do que os duros. Assim como acontece com o carvão em bastão, quanto mais macio o lápis, mais denso e removível o seu traço.
Fonte: Curso de Desenho e Pintura / Editora Globo



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...