4 de outubro de 2010

Carvão (3ª parte)

Para finalizar o tema carvão, outros tópicos importantes para melhor utilização do material.
. Utilização do carvão em pó:
Ele é aplicado com o dedo ou com um esfuminho; este último é o ideal para espalhar o produto sobre o papel, quando se trata de cobrir áreas extremamente grandes. O carvão em pó permite obter grande variedade de efeitos tonais (quanto mais pó, mais escuto o tom). E, usando a ponta do esfuminho, você pode conseguir também resultados muito delicados.
. Tipos de carvão que precisam de fixador para não mancharem:
O fixador, que liga as partículas do carvão à superfície do papel, é útil sobretudo para carvões muito macios, que sem ele se soltariam (é comum apagar acidentalmente algumas partes de um desenho com a manga, por não ter sido usado o fixador). Os carvões mais duros tendem a aderir com mais firmeza ao papel; nesse caso, portanto, o fixador não é essencial.
. Melhor maneira de apontar um carvão em bastão:
Para bastões finos, use lixa; para os grossos, empregue um estilete.
. Combinando carvão com outros mediuns:
Você poderá combinar o carvão com pastel macio, com nanquim ou com guache. Pode ainda acrescentar uma aguada, passando um pincel embebido em água sobre um desenho a carvão - os tons da aguada suavizam as linhas negras (se necessário, você acrescentará mais carvão, depois que a aguada secar).
. Para evitar que o carvão se quebre:
Procure não guardar os bastões e lápis de carvão no mesmo recipiente, onde eles rolam de um lado para o outro e se quebram. O melhor é arrumá-los em compartimentos separados - use um velho estojo de manicure ou caixinhas de papelão presas umas às outras.
Fonte: Curso de Desenho e Pintura / Editora Globo


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...