11 de maio de 2011

Matrizes de linóleo - Como entalhar os desenhos

Antes de começar a entalhar seu primeiro trabalho, experimente as goivas em um pedaço de linóleo, para verificar quais as possibilidades de entalhes oferecidas. Veja também quantas linhas e texturas diferentes você pode fazer.
Não se esqueça de que as partes em baixo relevo não receberão tinta no nomento da impressão. Assim, você deve desenhar a figura que pretende imprimir, rebaixando as partes que vão permanecer com a cor originária do papel.
Para entalhar, segure o cabo da ferramenta com a palma da mão e oriente a lâmina com os dedos polegar e indicador, com a abertura em U ou em V voltada para cima. As ferramentas em forma de U pequeno traçam linhas mais largas e podem ser usadas para criar um efeito granulado irregular. A lâmina em forma de U largo remove áreas maiores.
Girando o bloco de linóleo à medida em que se empurra a lâmina, obtêm-se linhas curvas. O ângulo de incidência da ferramenta permite obter sulcos mais ou menos profundos.
Atenção: evite colocar a mão que apóia a placa de linóleo na frente da lâmina, pois um movimento mais brusco poderá feri-lo.



Fonte: Boa Ideia - Tintas e Corantes / Círculo do Livro


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...