10 de maio de 2011

Matrizes de linóleo - Equipamentos


As goivas são ferramentas especialmente projetadas para se trabalhar nas matrizes das gravuras. Apresentam-se em diferentes entalhes (formas de U e V, por exemplo) e em diversos tamanhos. Podem ser adquiridas em lojas de materiais artísticos ou casas de ferragens.
Para começar, é necessário que você disponha de duas goivas em V (uma média e outra pequena) e duas em U (uma pequena e outra relativamente grande).
As goivas devem ser constantemente afiadas, por isso é importante que você tenha à mão uma pedra para afiar a óleo. Ela deve ser passada cuidadosamente contra as bordas exteriores da lâmina, a fim de não entortá-la. O lado interno da lâmina precisa ser afiado com "slips" (fuzil), pedras de afiar  a óleo muito estritas. Para as goivas em V, adquira pedras de afiar com essa forma.
Uma faca de lâminas descartáveis (ou uma faca especial para cortar linóleo) é ferramenta indispensável para cortar as peças no tamanho desejado.
A superfície de impressão deve ser de material liso e duro, como ladrilho, pedaço de vidro plano ou chapa de fórmica. E a tinta precisa ser espalhada com um rolo de impressão, inicialmente numa superfície plana, e desta para a matriz.

Fonte: Boa Ideia - Tintas e Corantes


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...