14 de junho de 2010

Pontilhismo com Hidrocor

O Pontilhismo é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem).
Esta técnica baseia-se na lei das cores complementares. Trata-se de uma consequência extrema dos supostos ensinamentos dos impressionistas, segundo os quais as cores deviam ser justapostas e não entre mescladas, deixando à retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impressões registradas.
A técnica de utilização de ponto coloridos justapostos também pode ser considerada o culminar do desprezo dos impressionistas pela linha, uma vez que esta é somente uma abstração do Homem para representar a natureza.
Esta técnica foi criada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, nos idos do século XIX.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontilhismo
Domingo à Tarde na Ilha da Grande Jatte
pintor: Georges Seurat
ano: 1885-86
Óleo sobre tela (2,05 x 3,05 m)
Fonte da imagem: O Mundo da Arte - Enciclopédia das Artes Plásticas de Todos os Tempos
Como atividade prática na aula de arte proponho a criação de um desenho utlizando hidrocor para a demonstração da técnica. Os alunos fazem um esboço no papel e preenchem com pontos.
Mostre aos alunos obras de artistas que utlizaram a técnica objetivando o desenvolvimento estético, o interesse e gosto pela pintura.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...