23 de junho de 2010

Tecidos para a aplicação do batik

As fibras naturais ou vegetais, como algodão, linho ou seda, são as mais indicadas para a aplicação da técnica do batique. Em outros tecidos, como o raiom lustroso, também se obtém tingimento satisfatório. Evite, porém, os tecidos de fibras sintéticas pois eles não aceitam tingimento com tintura a frio.
Antes de iniciar, teste as fibras: retire um fio do tecido, segure-o numa das extremidades e ateie fogo na outra; o fio sintético funde-se rapidamente e deixa um resíduo duro, enquanto as fibras orgânicas queimam lentamente e formam uma cinza macia.
A seda é um dos melhores tecidos para o batik, mas, por ser muito cara, não convém usá-la em projetos iniciais. Comece, então, com tecidos de algodão - muitos artesãos o preferem à seda por dar luminosidade à estampa.
Os tecidos de fios mais grossos geralmente consomem mais cera e tornam difícil a obtençao de traçados finos. Isso porque esse tipo de tecido absorve rapidamente a cera e assim dificulta a execução de desenhos detalhados. Portanto, recomenda-se o uso de lona, flanela, morim e outros tecidos de algodão apenas quando se pretende criar desenhos grandes e pouco detalhados.
Trabalhos mais complexos, como quadros ou tapetes de parede, exigem tecidos de linho ou algodão finos. Motivos bem delicados são mais fáceis de conseguir em cambraia ou outro tecido fino de algodão ou seda.
Fonte: Boa Idéia - Tintas e Corantes / Círculo do Livro


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...