25 de junho de 2010

Tintura para batik

A tintura para batik deve ser efetuada a frio. A água quente é desaconselhável, pois pode fazer com que a cera, depois de endurecida, se funda com o banho. Além disso, a tintura a frio facilita bastante o trabalho, o que torna ideal para principiantes.
Depois que você já tiver adquirido prática, poderá utilizar as tinturas a frio de rápida ação ou tinturas que requeiram o uso de produtos químicos adicionais. Estes permitem que a tinta fixe melhor no tecido e produzam coloridos bem fortes.
Com algumas tinturas de cores básicas, você obtém facilmente outras tonalidades e diferentes matizes: basta misturá-las às tintas de que dispõe. Além de proporcionar cores orginais, tal procedimento é econômico, pois lhe permitirá comprar as cores básicas em maior quantidade.
Para trabalhar com as tinturas a frio, siga sempre as instruções do fabricante do produto.
Fonte: Boa Idéia - Tintas e Corantes / Círculo do Livro
Pesquisando na internet encontrei um fabricante de tinta, Tobasign, que produz tintas para tecidos 100% naturais. No site o fabricante passa dicas e uso de cada produto.
Há também no mercado um produto da Guarany, o Prabatik, cuja função é impedir a ação do corante nas áreas do tecido onde foi aplicado, criando o “tingimento com reserva”. Sugere de maneira simples, o efeito do batik conseguido com a cera quente. Prático, responde as necessidades dos consumidores, pois não exige habilidades específicas ou equipamentos sofisticados. Versátil, pode ser aplicado em tecidos naturais ou sintéticos, das mais diferentes maneiras: com pincel, Hobbycor, stencil, carimbo, tela de silk screen, etc. Leia mais no link do produto: http://www.guaranyindbr.com.br/2009/dar_produto.asp?produto=153


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...