25 de junho de 2010

Aplicação da cera no batik

Amostra do que se produz em Sri Lanka (Ceilão)
A técnica do batik consiste em recobrir com cera partes do tecido a ser tingido. Após o processo, elas conservam a cor original. Além disso, essas áreas podem ter o formato de complexos desenhos. A figura abaixo ilustra como se recobre o esboço com cera líquida.
A mistura ideal para o trabalho de batik corresponde a 30% de cera de abelha e 70% de parafina. Ao realizar as experiências iniciais, no entanto, você pode simplesmente usar velas derretidas. Sobreponha o líquido ainda quente a um pedaço de tecido, tente traçar alguns desenhos e verifique os resultados.
Para a execução de um projeto, todavia, convém recorrer à mistura, pois a cera e a parafina têm propriedades diferentes, e estas, conjugadas, garantem a qualidade do produto final. A cera de abelha adere fortemente ao tecido, ao passo que a parafina, muito frágil, parte-se com facilidade e, além disso, chega a se dissolver no banho, quando usada isoladamente. A mistura permite a formação de estrias (devido às propriedades da parafina) e, ao mesmo tempo, a aderência necessária ao tecido (devido as propriedades da cera). E tanto a formação de estrias quanto a aderência são condições básicas para se conseguir a estampagem proporcionada pelo batik.
Fonte (texto e ilustrações): Boa Idéia / Tintas e Corantes (Círculo do Livro)


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...