31 de janeiro de 2011

Criando um quebra-cabeça

Um quebra-cabeça (também conhecido pelo inglês puzzle) é um jogo onde um jogador deve resolver um problema proposto. Nesse tipo de jogo, o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física. Os quebra-cabeças são normalmente usados como passatempo. Acredita-se que a história começou quando no século XVIII um cartógrafo colou um mapa a uma tábua de madeira.
Crianças, bem orientadas pelos professores,  gostam de jogos educativos e consequentemente, de quebra-cabeças. Aproveite, então, esse excelente recurso e crie com seus alunos um quebra-cabeça. O grau de dificuldade da atividade será de acordo com a idade da criança.

Idade: 5 a 10 anos
Objetivos: desenvolver a criatividade e estimular a execução dos próprios jogos
Materiais: cartolina ou papel cartão branco; barras de cera, hidrocor, lápis de cor ou tinta guache; tesoura
Desenvolvimento: num quadrado ou retângulo de cartolina, de aproximadamente 30 cm x 25 cm, a criança desenha e pinta até preencher toda a extensão do papel. Depois, risca no verso as linhas que vão ser cortadas para formar as partes do quebra-cabeça: duas se a criança for muito pequena, quatro, oito, doze ou mais para as maiores, até chegar aos quadradinhos de tamanho reduzido ou às linhas curvas que tornam o jogo mais complicado. As crianças maiores, devido ao desenvolvimento motor e às possibilidades criativas, terão mais facilidade para confeccionar o próprio brinquedo. As mais novinhas, porém, interessam-se mais por ele e podem também executá-lo colando uma figura colorida sobre o cartão, recortando depois de seco.
Fonte: Nossas Crianças - Abril Cultural


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa personalizada
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...