Finalizando a técnica da monotipia, mostrarei os efeitos obtidos em diferentes aplicações. Veja alguns exemplos:
. Pintura direta - Consiste na pintura multicolorida de um motivo sobre a superfície de impressão, do mesmo modo como se pinta um quadro. O papel ou tecido pressionados sobre a pintura assimilam suas formas e cores.
Se você não tem prática em desenhar à mão livre não se preocupe: faça um esboço a lápis e coloque-o embaixo da superfície de vidro. Ele servirá de orientação para que você possa acompanhar os traços do desenho.
. Desenho raspado - Usando pincel ou rolo, cubra a superfície de impressão com uma película uniforme de tinta (para um fundo multicolorido é necessário espalhar a tinta com pincel). Desenhe o motivo com um instrumento pontiagudo que remova porções de tinta da superfície de impressão e forme as linhas do desenho (foto 1). As linhas aparecerão em negativo no papel impresso (foto 2).
. Salpicamento - Permite a obtenção de figuras abstratas. O método resume-se em aplicar tinta a óleo na superfície de impressão, seguida de um salpicamento com aguarrás. Esta dilui a tinta em vários pontos da superfície de impressão e, assim, cria manchas de tonalidades mais claras.
. Pintura por partes - Esse método impede que as tintas atinjam determinadas áreas. Ele consiste na cobertura de partes da superfície de impressão com moldes de estêncil ou simples pedaços de papel, para criar "vazios" no papel impresso. Se depois você quiser fazer uma nova impressão com outras cores, recubra os "vazios" com tinta contrastante.
. Transferência de desenhos - A tinta irá funcionar como papel carbono nessa variação. Coloque o papel (ou tecido) sobre a superfície de impressão já com uma camada de tinta. Com um lápis ou caneta esferográfica, desenhe sobre o verso do papel. Não convém que você pressione o papel contra a superfície de impressão, pois a tinta evita que o material escorregue enquanto se desenha. Como as tintas de impressão requerem pressão para serem impressas, somente os traços desenhados aparecerão no papel.
Fonte: Boas Ideias - Tintas e Corantes / Círculo do Livro
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário